terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Emerson Leão, mais santista que parte da torcida do Santos

Não sou fã incondicional do Leão.
Não acho que ele seja um técnico taticamente bom.
Acho que de vez em quando ele exagera no ego, exagera na arrogância.
Acho que de vez em quando ele força para tentar chegar no "Top 5" dos técnicos brasileiros.

Mas o Leão, no Santos, não deve nada a ninguém! Por isso merece crédito para trabalhar.

Ele depreciou o Santos na indireta a Luxemburgo? Pode ser.
E a torcida organizada que hoje, protesta contra ele, não o fez ao invadir o CT? Ou ao pichar os muros da Vila Belmiro? Ou na briga com uma nova facção que surgia dentro da Vila Belmiro, que poderia ter causado a perda de vários mandos de campo?

Sejamos menos hipócritas, mais realistas.

Dizer que Leão não defendeu o Santos é uma estupidez. Afinal, não foi ele que gastou todo o dinheiro de uma geração e deixou o Santos pedindo "pinico" para o Wagner Ribeiro, pedindo ajuda para trazer reforços a custo zero. Não foi ele quem mudou o Estatuto na calada da noite, impedindo que vários sócios tivessem poder de voto no pior momento político de sua gestão.
Mas quem teve esta atitude, recebeu apoio na campanha para a presidência.

Dizer que Leão é desagregador?
Quem assistiu o Bola da Vez, e as entrevistas de Thiago Luiz, pode comprovar porque o Santos não perdeu o jogador. E quase perdeu também o Alemão.
Quem assistiu a coletiva de Molina domingo, pode dizer que Leão é desagregador?
Ele é desagregador por afastar Fábio Costa? Então Luxemburgo também era ano passado?

O mínimo que Leão merece, é a paciência que a torcida tinha com Luxemburgo e todo o investimento feito para conquistar dois paulistas, ser eliminado por um time bizonho do Gremio na semifinal da Libertadores, e ser vice-campeão brasileiro com 15 pontos de diferença para o São Paulo.

O mínimo que Leão merece são os aplausos por ter evitado que o Santos fosse barriga de aluguel para valorização de jogadores de empresários.

O mínimo que Leão merece é respeito por sempre trabalhar com a garotada, por não pedir investimentos absurdos, por sempre deixar mais rendimentos que contas a pagar no clube.

O mínimo que Leão merece é que a torcida acredite do mesmo jeito, que acreditou quando Luxemburgo trouxe as revelações Petkovic, Baiano, Leandro, Gilmar "Pica Tonta", Magnum, Cléber ZZZZZzzzzantana/Só Cana, André Belezinha. Jogadores que não chegaram a custo zero e que sairam sem render um real ao Santos. Ah, e que se viessem a custo zero já sairiam caro. Sujar um uniforme para o Gilmar "Pica Tonta" jogar já é caro.

Leão merece ter o direito de errar, do mesmo jeito que Luxemburgo errou com Tabata, Santana, Neto, Fabinho, Luiz Alberto, Roger, Leandro, Petkovic, Vitor Junior, Carlinhos.
Leão erra com quem é da base. Luxemburgo erra com quem é de fora e custa.

Então, que se pare de pegar no pé do Leão, e que se faça o que não acontece desde o meio do ano passado.
Que a Vila Belmiro receba um público digno, e que pare de fazer politicada e apoie o time.

Nenhum comentário: