sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Meus singelos comentários..

Como bem diz o Jaime, entrevistas do Marcelo são excelentes pois é só ler uma que as outras tornam-se apenas repetições de discurso muito bem ensaiadas...

Aliás, bem ensaiadas e bem ensaboadas diga-se de passagem, pois poucas vezes na vida vi alguém não responder uma pergunta gastanto tantas linhas e tempo...Parece que até as contradições são as mesmas...Vejamos:

"Desde 2003, portanto há seis anos, temos tido o privilégio de utilizar bem a Lei Esportiva em vigência na hora de negociar atletas para garantirmos o retorno financeiro ao clube. Neste período, foram feitos muitos investimentos para mantermos a vanguarda e os projetos do clube."

Sim, utilizaram excelentemente bem a Lei Esportiva:
* Diego vendido por ninharia pois o pai já pressionava a diretoria, se não fosse vendido o Santos ficaria em breve sem nada;
* Cléber Santana, André Belezinha, Magnum, Leandro, Neto, Nene, Ricardo Oliveira e diversos jogadores que sairam sem que o Santos lucrasse um real, e que em sua grande maioria chegaram a peso de ouro;

"Se quisermos recuperar os valores financeiros temos ativos suficientes em nosso elenco que a qualquer instante podem ser transacionados para obtermos novos recursos equacionando as dívidas do clube."

Sim...
Felipe, Renatinho, Alemão e mais um monte de moleques da base com contratos de gaveta;
Um suspenso Rodrigo Souto, um Kléber que mostra claramente vontade de ir para a Europa mas que não tem nenhuma grande proposta;
Um time que, hoje, não tem nenhum jogador com potêncial de venda para o futebol do exterior...

"São empréstimos naturais de um planejamento financeiro, uma vez que não são dívidas de curto prazo. Podem ser amortizadas com uma simples venda de um atleta ou encerrada com as próprias receitas em médio prazo. Neste ano, resolvemos programar ações que estão resultando em economias sem a perda da qualidade do trabalho."

Realmente, um planejamento financeiro de um clube que recebe cotas de televisão, que faz um planejamento de contratações no início do ano para que o valor gasto com despesas jamais ultrapasse o valor das receitas, um planejamento que em véspera de ano eleitoral faz empréstimos a longo prazo (e sabe lá Deus a que taxa de juros!), com jogadores "jovens, com contratos longos e de potencial para negociação" como Fabão, Fabiano Eller, Fábio Costa, Roberto Brum, Kléber Pereira.

E com qualidade no trabalho mesmo, afinal, o Santos é só candidato em potêncial a jogar a série B do ano que vem...


Além disso, ele responde sobre Traffic e Luxemburgo que eu vou fazer questão de nem colar por citar nomes de J.Hawilla e Vanderlei Luxemburgo...

Enfim, ao ver a entrevista tenho a sensação que o Santos é administrado de forma "oropéia" pelo presidente, e que eu sou um verdadeiro acéfalo que não tem a menor noção de administração ou coisas similares...

Fato é que, com o curral eleitoral montado, com o pouco interesse dos associados do Santos em participar da vida política do clube, pela falta de uma oposição estruturada que venda o seu trabalho durante o mandato do Marcelo e não só nas proximidades das eleições, o Marcelo sente-se no direito de enganar o torcedor santista com esse tipo de entrevista enrolativa, que não vai acrescentar nada ao que já sabemos mas que é necessária para comprovar o tanto que alguns de nós falamos: O Santos é administrado de forma amadora, relaxada, e ninguém lá tem noção do que está fazendo...

Vergonhoso, é o mesmo filme de todos os times que cairam para a série B...

Ah, e parabéns a Trivela que, ao contrário da Placar, não chama a administração do Santos de européia, talvez por eles terem noção do que é uma administração europeia...

Entrevista com o presidente do Santos

Demorei para postar, pois sinceramente, fiquei enojado com as respostas do presidente (ou da assessoria) do Santos que foram dadas ao Dassler, em entrevista publicada no blog dele...

http://dassler.blogspot.com/2008/08/entrevista-com-marcelo-teixeira.html

Abaixo o conteúdo, e crio um outro post comentando a ensaboada entrevista do presidente alvinegro...

Há três anos, o Santos via entrar em caixa valores na casa dos 150 milhões de reais em razão da venda de alguns jogadores como Robinho e Elano. Como, em tão pouco tempo, a situação santista atingiu o patamar atual?

Há um grande engano nestes períodos e nos números, pois não entraram em nosso caixa 150 milhões de reais há três anos atrás. Desde 2003, portanto há seis anos, temos tido o privilégio de utilizar bem a Lei Esportiva em vigência na hora de negociar atletas para garantirmos o retorno financeiro ao clube. Neste período, foram feitos muitos investimentos para mantermos a vanguarda e os projetos do clube.

O principal é verificarmos que destes investimentos alcançamos glórias, títulos e aumento patrimonial, o que prova a nossa capacidade e competência em aplicarmos corretamente estes recursos. Venha conhecer o moderno e sofisticado Centro de Treinamento Rei Pelé e seu Complexo Modesto Roma, o Hotel cinco estrelas Recanto Alvinegro, o eficiente Centro de Treinamento Meninos da Vila, a reformada e maravilhosa Vila Belmiro e todos os seus modernos departamentos, o Memorial das Conquistas, um dos principais pontos turísticos da cidade, do estado e do país.

Seria questionável ou reprovável se todos os investimentos destes anos fossem desperdiçados ou mal aplicados, mas provamos pelos excelentes atletas que defenderam nossas cores, pelos títulos e pelas obras e avanços de nossa estrutura que acertamos nas decisões. Caso contrário, não seríamos citados como modelo de gestão e vitoriosos nas urnas em eleições com nossos associados, com uma margem impressionante de 70% de preferência do quadro associativo.
Em relação ao último balanço (2006), as dívidas santistas aumentaram bastante, os resultados em campo não vêm sendo bons e o patrimônio social, também, é cada dia mais baixo. Como a direção vê esse quadro, bastante preocupante?

É muito interessante este assunto. Só analisam um período, quando planejamos investimentos nas mais diversas áreas que nitidamente alcançaram sucessos - quer no setor patrimonial, com obras e aquisições em equipamentos, aperfeiçoamento de nossos profissionais e conquistas de títulos com as equipes de futebol profissional e de base.

Os resultados em campo foram ótimos, com o bicampeonato paulista, que não conquistávamos desde 1984, o vice-campeonato brasileiro e semifinalista da Libertadores de América. A direção está consciente e organizada em suas ações pretendendo manter a política de novos investimentos para mantermos equipes fortes e competitivas para bem representar o clube nas competições para orgulho e honra de nosso torcedor.
Se quisermos recuperar os valores financeiros temos ativos suficientes em nosso elenco que a qualquer instante podem ser transacionados para obtermos novos recursos equacionando as dívidas do clube. O importante é que estamos seguindo rigorosamente os nossos planos, temos nossas contas em dia, todos os impostos e dívidas passadas quitadas ou em fase de liquidação com a Timemania com planos ambiciosos que estão sendo concretizados para os próximos anos.


Segundo também o balanço de 2007, o Santos tem empréstimos a serem pagos com valores na casa dos 41 milhões de reais. Como a direção pretende resolver esse problema?

São empréstimos naturais de um planejamento financeiro, uma vez que não são dívidas de curto prazo. Podem ser amortizadas com uma simples venda de um atleta ou encerrada com as próprias receitas em médio prazo. Neste ano, resolvemos programar ações que estão resultando em economias sem a perda da qualidade do trabalho.

Qual avaliação a direção santista faz especificamente do legado deixado pelo Vanderlei Luxemburgo após dois anos à frente do comando técnico do clube?

Um excelente trabalho, com dois títulos paulistas, duas classificações à Taça Libertadores, um vice-campeonato brasileiro e ainda por um gol não fomos à final do principal torneio continental no ano passado. Apenas não negociamos atletas para melhorar nosso balanço financeiro.

Dia a dia, a média de público santista vem caindo bastante. No último Campeonato Brasileiro, o Santos ficou atrás de praticamente todas as equipes da Série A. Como a direção enxerga essa situação?

Isso é fruto da situação econômica do país. Quando jogamos fora de casa os estádios lotam, sempre foi uma característica de nossa torcida, mesmo nos tempos de ouro da década de 60 e da nova geração de Meninos da Vila neste novo milênio. Temos relatórios e pesquisas que atestam que somos líderes em pacotes de jogos por pay-per-view e televisão fechada, que comprovam o perfil de nosso torcedor. Manteremos as ações para atrair a torcida para a presença no estádio.

A aproximação da Traffic neste momento, em que a situação financeira é bastante delicada, é a única saída para manter uma equipe de alto nível vestindo a camisa do Santos?

Não, porque já temos uma equipe competitiva. Nossos investimentos são feitos internamente no clube e, em breve, teremos novas safras de jogadores oriundos das nossas equipes de base, que melhorarão e qualificarão nosso elenco. A aproximação com a Traffic é muito salutar, porque o J. Havilla é um homem sério, vitorioso e capaz de desenvolver um trabalho de apoio para os clubes, como tem feito com várias entidades no país. Pretendemos manter novas conversações para, quando surgir oportunidades de negócios de interesse entre as partes, concluirmos favoravelmente para o engrandecimento do futebol brasileiro.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Se não cair, em 2009, Santos dirigido por Luxemburgo.

Sim, é exatamente esse o título do tópico.
Se nenhuma ecatombe acontecer na Vila Belmiro, se nenhum clube europeu tentar o "estrategista" com alguns euros, o Santos ano que vem será dirigido por Vanderlei Luxemburgo.

A Gisele, em seu blog, jah tinha dado a letra (http://giseleberto.wordpress.com/2008/07/18/conversas-furtadas/), Coca, Indio ...E agora quem me falou essa conhece um "pouquinho" do que acontece dentro do Palmeiras.

Não, eu não sou jornalista para ter fontes, porém, acabo ouvindo algumas coisas por pura sorte/amizade...

A única coisa que foi conflitante nas informações é que, do lado palmeirense, a informação é que ele não viria como treinador, e sim como manager...Para tomar conta do futebol do Santos e deixar o comando de campo para alguém de sua confiança, como é seu antigo sonho...

Deixando a informação de lado, essa volta do Chulapa, a não efetivação de um técnico, a indicação de mais um jogador do Palmeiras para cá (segundo consta, no começo do ano, Leão já havia rejeitado Walmir e Willian)... Shakespare só disse que "há algo de podre no reino da Dinamarca", porque não conheceu o segundo andar da Vila Belmiro...

Enfim, tá aí a pérola...
É esperar 2009 para ver se este blogueiro tem, ou não razão...

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Esqueci de duas coisas...

Número um:

Quem foi que disse aos últimos dois técnicos (?) do Santos que o Wesley é meia?!

Um garoto que tem como maior dificuldade o passe, e que tem como maior característica demorar para dar esse passe (normalmente errado) e que tem como algumas virtudes o drible, a velocidade...Como esse cara pode ser um meia?
Até quando os treinadores vão insistir nisso, em escalá-lo em lugar errado?

Não, ele não é bom jogador.
Não, ele também não é essa porcaria que você acha.
Sim, ele desde o começo do ano é mal escalado por todos os treinadores que passaram por aqui...

Número dois:

Últimos três jogos do Santos, três falhas do espetacular Douglas...
Ontem o gol saiu numa jogada que qualquer goleiro comum seguraria a bola...Mas ele não é nem comum e botou para escanteio...No escanteio...

Até quando o Fábio ficará contundido?

Santos 0x1 Nautico - Instituto Cuca de Treinadores!

Cuca já pode fazer como Vanderlei Luxemburgo (no RG falsificado dele não tem W nem Y, isso é coisa do Robério de Ogum!) e abrir uma Universidade para formar técnicos de futebol.

O primeiro aluno será o Márcio Fernandes, podem ter certeza.

Ontem, ao ver o (não) posicionamento do time, ao ver o (não) posicionamento defensivo, ao ver a alteração que ele fez no jogo, por um momento pensei que estava tendo um "deja-vu".

Não, não era um "deja-vu", eram mais três pontos perdidos para um time que tinha Negretti, Alceu, Fabiano Gadelha e no banco de reservas (pasmem!) o interminável, imagrecível e increscível Kuki (ficou parecendo o Jão escrevendo)...

Márcio Fernandes fez tudo de errado que o Cuca vinha fazendo, ou melhor, quase tudo porque pelo menos ele escalou o time com dois volantes, com laterais de ofício e um pseudo meia.

E ontem o Santos teve 11 jogadores correndo em campo, afinal, Carletto foi mil vezes melhor que o pseudo rapper mascador de chiclete...

O time no primeiro tempo continuou o mesmo amontoado, sem padrão tático, sem um jogador no meio campo que conseguisse parar a bola, armar o time. Michel definitivamente não é a solução para os problemas de nenhum meio campo do mundo (e este blogueiro já alertara sobre isso quando da sua contratação!).

Thiago Luiz não conseguiu exercer a função de Maikon Leyte, Adriano continua fazendo muita falta, os três zagueiros continuam sendo atabalhoados (Márcio, repito, quanto menos deles jogarem juntos melhor!), o tal de Fabiano Eller reitera cada dia mais a minha opinião sobre ele...

Mesmo assim, o time até que não foi de todo ruim...

Mas no segundo tempo, vem as tais das substituições. Aqui no Santos essas deveriam ser proibidas pois as realizadas pelo Márcio Fernandes ontem teriam a assinatura de Alexi Stival, o Cuca! Aliás, pode caçar no telefone do Márcio, ele deve ter pedido conselhos ao Cuca, não é possível...

Fabiano não vinha bem no jogo, mas pelo menos, cobria o setor.
Apodi entrou mal e ainda por cima, deixou Marcelo desprotegido daquele lado.

Carletto não vinha mal no jogo, mas pelo menos, deixava protegido o lado esquerdo...
Wesley entrou, de novo, como MEIA empurrando o Michel para a lateral...E mais no final do jogo, empurrando o Eller para a lateral...

Parece familiar?
Um time com dois alas que não marcam ninguém, sem meias, com os três zagueiros lá, te lembra algum texto desse blog?

Não precisaria nem dizer que o Márcio Fernandes não é técnico para o momento do Santos...Aliás, lembrem-se da cartilha dualibiana. Ela está sendo seguida a risca pelos incompetentes dirigentes santistas.
Não preciso nem dizer que o time não ganha uma bola aérea. Seja ela disputada no ataque, na defesa, no meio campo...
Não preciso nem dizer que o time não ganha uma "segunda bola". Aliás, como bem me disse o Coca outro dia na Vila, desde a saída do Elano o Santos não tem um jogador que se posicione para ganhar a segunda bola...

Fosse em outros tempos, aquela falha do goleiro do Nautico teria resultado em gol, pois a sorte até ajudaria...

Mas a incompetência é tanta que até a sorte decidiu nos virar as costas.

Estou começando a pensar que cidades do Norte/Nordeste conhecerei ano que vem...

Obrigado Marcelo Teixeira, por tamanha incompetência...