quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Que coisa engraçada

Muito se fala que o grande resultado dos clubes do interior deve-se a pré-temporada ser iniciada antes, que esses times se preparam antes para o Campeonato Paulista.

Estou ouvindo o Estádio 97, onde está o dono do Guará que eu não vou arriscar escrever o nome..

A pergunta foi: quando o time começou a se preparar.

A resposta do dono do Guará: chegaram 10 jogadores em 01/12, 15 jogadores no dia 15/12, e mais alguns no final de Dezembro. Nenhum time do interior tem dinheiro para se preparar em Novembro

Essa resposta me deixou uma indagação pior ainda: os grandes times, são tão bons assim mesmo?

Contratação de peso

O Londrina anunciou uma contratação de peso para o Paranaense...

Zé Elias, volante com passagem por Corinthians, Inter de Milão, Santos entre outros jogará o Paranaense...

Pelas informações do site oficial do Zé Elias, realmente é uma contratação de peso: 1,76 e 83kg?

O último ato de um gênio

* ao som de Jorge Ben Jor

Ontem, ao se desligar do Vasco da Gama, Romário praticamente deu fim a sua polêmica e vitoriosa carreira como jogador de futebol. De quebra dá fim a sua curta e inexplicável carreira como técnico, de forma genial e geniosa como sempre foi Romário.

Romário é antí-tese do atleta profissional do atual futebol: cara da noite, do samba, jogador do pouco treino, entrevistas sinceras que fogem do clichê comum. Romário é a polêmica, a notícia.

Como jogador gênio da área, poucos jogadores tiveram tantos recursos técnicos em um espaço que hoje poucos dominam. Romário chutava de direita, chutava de esquerda, cabeceava, fazia gols de craque, gols de perna de pau.

Como atleta, nunca foi e nunca quis ser parâmetro, adepto da política "faça o que eu digo, não faça o que eu faço", se deu ao luxo de em toda a carreira curtir a vida. Talvez seja entre os gênios o que teve menos responsabilidade com sua atividade e seu grupo de trabalho, provavelmente seja o que mais tenha se divertido durante toda a carreira.

O atleta Romário foi perfeito? Não. Sempre que é citado o fato da amizade com Eurico Miranda, vem aquela frase "diga-me com quem andas e te direi quem és"... A reação contra Zico e Zagallo, ao retratá-los na porta do banheiro de um dos seus bares, o sopapo em Andrey e os sopapos em um torcedor do Fluminense, as discussões públicas com Pelé não são dignas de Romário. Lembrarão dos privilégios que teve nos últimos anos de Vasco, sendo chamado até de ex-jogador em atividade, irão lembrar dos 1000 gols tão questionados, contestados, recontados. Mas quem no Brasil, além de Romário e Pelé, tem uma lista de 1000 gols?

Há de se lembrar que um imortal, carrega consigo um sério problema: a pessoa física.

O homem que mistificou a camisa 10, e que ganhou o singelo apelido de atleta do século não pode ser questionado, Edson Arantes do Nascimento sim.
O camisa 10 da Argentina, única pessoa física a ganhar uma Copa do Mundo, não pode ser questionado, Diego Armando Maradona sim.
O homem que pintou "Mona Lisa", que pintou "A última ceia" não pode ser questionado. Leonardo di ser Piero da Vinci, é provável que tenha.
O homem que escreveu "Romeu e Julieta" e "Hamlet" não pode ser questionado. William Shakespare, é provável que tenha.
Zico, o 10 do Flamengo não pode ser questionado. Arthur Antunes Coimbra, talvez
Garrincha, não pode ser questionado. Manoel Francisco dos Santos, talvez tenha as suas ressalvas.

O "baixinho" chegou nesse patamar. Dentro de campo, Romário é, e será o maior centroavante que eu vi jogar na vida, um dos melhores atacantes da história não só do futebol brasileiro, do futebol mundial. Fora de campo, Romário será apenas o "de Souza Faria" o que honestamente, para mim, não faz muita diferença.

Ontem, ao peitar a interferência de Eurico Miranda, ao mostrar aos treinadores de verdade o que fazer quando há uma interferência no trabalho, Romário teve a plasticidade do elástico em Amaral, teve a genialidade do gol contra a Holanda em 94, ou dos inúmeros gols de "bico" que fez durante toda a carreira.

Certamente dirão que ele não parou "por cima", ledo engano. Romário saiu com um lance de craque e como sempre foi: genial e genioso. Escreveu a última linha do futebol romântico e deixa o livro para que outros escrevam a linha do profissionalismo.

A partir de hoje, o futebol torna-se mais chato, mais insosso, mais profissional. As entrevistas serão mais orquestradas, o jogador sempre trabalhará pelos três pontos, pelo melhor do time...

Com tamanha falta de centroavantes geniais, só me resta pedir algo:

"Apareça para bater uma bolinha quando quiser"...

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

APOSTAS 2008

Li o André, um palmeirense que participa de um fórum de futebol que eu também participo (minuto propaganda: www.futgol.com.br - o fórum com mais extra-gramado do Brasil) comparar a contratação do Acosta com a contratação do Bizú, aquele ponta que veio do Náutico como super jogador e que invariavelmente aparece na seleção dos piores jogadores que muitos palmeirensese viram jogar.

Eu concordo plenamente, e incluirem mais uma:

O Diego Souza, esse que o Palmeiras contratou a peso de ouro, será o novo Arilson.

Arilson, que teve sucesso no Grêmio, foi jogador da seleção até "fugir" de uma concentração quando o técnico era o Zagallo e que veio jogar no Palmeiras graças ao futebol apresentado no mesmo Grêmio. O que ele jogou no Palmeiras?

Pois é, acho que o bravo Diego Souza jogará no Palmeiras, o mesmo que Arilson jogou...

Pós carnaval

* ao som de
Dudu Nobre ao vivo - principalmente "No mexe-mexe, no bole-bole";
Fundo de Quintal ao vivo - Do fundo do nosso quintal
Stone Temple Pilots - Interstate Love Song


Alguns dias na folia de momo, desplugado do futebol, da política, do mundo e...

Chegam ao Santos Michael Jackson, "El Tanque"e Molina...Provavelmente me perguntarás: quem são? Eu te responderei sem titubear: não sei, mas espero que o Leão saiba!

Mas pelo jeito, ele não sabe. Já criticou publicamente o imediatismo das contratações dessa diretoria. Diretoria esta que eu não vou criticar de novo, vai ser mala todo o dia ler um post sobre o planejamento do MT.

Afinal, em 2005, vieram Luizão e Pitbull no desespero. Agora vem esses aí também para dar satisfação a torcida, esse é o planejamento profissional do presidente do Santos (com P minúsculo mesmo)... Há quem diga que o Leão está errado, que ele é empregado do clube e que não deveria dar as declarações que ele vem dando, criticando abertamente a forma de trabalho da diretoria. Ok é um ponto de vista, mas para o torcedor santista essas entrevistas estão sendo ótimas, afinal, vem desmentindo o mantra "estrutura + planejamento" que sempre foi imputado ao presidente do Santos em todas as re-re-re-reeleições dele.

Sobre o jogo contra o Paulista? Não posso falar, já disse acima que esqueci o futebol no carnaval. Bom que o Alemão fez um, acaba a pressão no moleque e quem sabe ele tome gosto pelo gol, vi que o Betão falhou e que o Domingos foi expulso...o que não é nenhuma novidade.

O bom é voltar e ver Bobo convocado para a seleção. Wagner Ribeiro, me empresarie por favor! Eu jogo mais que o Bobo e negocio bem contratos!!!

O bom é saber que dos vários jogadores convocados para a seleção olímpica ficarão no banco de reservas, e que outro jogo da seleção será modorrento, sonolento e que terei de ver novas entrevistas do Dunga chutando todo mundo pelo fraco futebol.

Bom é saber que o governo de São Paulo (é com G minúsculo mesmo, governinho), aproveita a folia carnavesca para aumentar a passagem dos trens e metrôs. Ah, R$ 0,20 por dia não te fazem falta? Aceito doações!

Bom é ler que Showza é a solução dos problemas do PSG. Pobre PSG.

Ótimo ler que o time da marginal sem número é o time do 0x0, mais Mano Menezes impossível. E que o Palmeiras que gastou uma bela grana, ainda não engrenou. Fica menos feio para o Santos.

Bom é saber que a Lei Seca foi infrigida aos rodos pelo país.

Bom é saber que o governo federal (também com G minúsculo) não trabalhou,afinal, é feriado.

Bom é lembrar que o carnaval não é feriado e que mesmo assim, grande parte do país (e eu!!!) parou.

Ótimo foi ler que o Stone Temple Pilots voltará e que esse Velvet Revolver vai acabar.

E melhor é saber que o ano começa amanhã, um dia depois da quarta-feira de cinzas.

Feliz 2008!!!